IV Seminário

Qualidade dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes: o direito à convivência familiar e comunitária

 

04 e 05 de dezembro de 2017

 

O “IV Seminário sobre a Qualidade dos Serviços de Acolhimento: o direito à convivência familiar e comunitária” é uma realização do NECA e do FICE BRASIL em parceria com o FICE Internacional e o Movimento Nacional Pro Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC).

O seminário tem como objetivo apresentar e discutir situações e práticas de cuidado e proteção de crianças e adolescentes em ambientes alternativos à vida em família. Conheceremos práticas desenvolvidas em diferentes países para acompanhar essas pessoas e o que é feito para prepará-los para a vida adulta.

Para isto o seminário trará reflexões sobre as práticas desenvolvidas em diferentes países e regiões do Brasil para acompanhar estes adolescentes e jovens, com ênfase na importância da preparação para a vida adulta.A opinião deles sobre as referencias de cuidado e proteção são fundamentais para a qualificação das políticas públicas de garantia de direitos humanos no país.

Está em curso em vários municípios brasileiros o Plano de Acolhimento do Ministério de Desenvolvimento Social (MDSA) que pretende reordenar os serviços existentes e ampliar as modalidades de cuidados alternativos.Ao mesmo tempo, o Brasil tem visto inúmeras iniciativas parlamentares para modificação da Lei Nacional de Adoção _ mesmo sem ter implementado no país a Lei Nacional de Convivência Familiar e Comunitária (Lei 12.010 de 2009)_ exigindo posicionamento dos profissionais da área.

Para avançar em uma nova postura convidamos profissionais do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária para compartilharem conosco suas experiências e reflexões sobre práticas inspiradoras de prevenção e proteção do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes e suas famílias.

O que importa é que juntos possamos, compartilhar e refletir sobre estas questões, para que a infância, a adolescência e a juventude sejam respeitadas como um período da vida ocupado por sujeitos do presente, merecedores de cuidados especiais dos adultos, mas, livres para expressar suas opiniões e participar ativamente das decisões a respeito de suas vidas.

Programação

Tabela de valores e descontos:

Inscrições

Inscrição para o IV Seminário e o Curso Especial
(confira programação detalhada).

Preço: a partir de R$180,00

Inscrição para a oficina dos adolescentes e jovens

Vagas: 20/ Carga horária: 7h30
ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA OFICINA DOS ADOLESCENTES

Público esperado: 400 participantes entre gestores, equipes interprofissionais, educadores, conselheiros de direitos e tutelares, operadores de direito entre outros profissionais, estudantes e interessados na área.

 

Local: Auditório da UNINOVE
 Av. Francisco Matarazzo, 364,  Barra Funda, São Paulo - SP, Brasil

Hotéis Indicados

Hotel Panamby  - Parceiro                                                Bê Hotel - Parceiro

 

Endereço: Av. Ordem e Progresso, 115 - Várzea da Barra Funda, São Paulo - SP, 01141-030

Telefone: (11) 3103-0500

Endereço: R. Monte Alegre, 45 - Perdizes, São Paulo - SP, 01155-000

Telefone: (11) 3861-3200

 

Ibis Styles Barra Funda - site

Endereço: Av. Marquês de São Vicente, 1619 - Várzea da Barra Funda, São Paulo - SP, 01139-003 Telefone: (11) 3576-5500

Hostel Red Monkey - Quartos compartilhados - site

Endereço: R. Vitorino Carmilo, 664 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01153-000 Telefone: (11) 2776-9194

*Identifique-se como participante do evento e aproveite tarifas especiais!

Realização:

Parcerias:

Apoio: