IV Seminário

Qualidade dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes: o direito à convivência familiar e comunitária

 

04 e 05 de dezembro de 2017

 

O “IV Seminário sobre a Qualidade dos Serviços de Acolhimento: o direito à convivência familiar e comunitária” é uma realização do NECA e do FICE BRASIL em parceria com o FICE Internacional e o Movimento Nacional Pro Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC).

O seminário tem como objetivo apresentar e discutir situações e práticas de cuidado e proteção de crianças e adolescentes em ambientes alternativos à vida em família. Conheceremos práticas desenvolvidas em diferentes países para acompanhar essas pessoas e o que é feito para prepará-los para a vida adulta.

Para somar ao nosso debate, convidamos profissionais do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC) a compartilhar experiências inspiradoras e jovens que vivem ou viveram em serviços de acolhimentos institucional ou familiar para contribuir com suas referências de cuidado e proteção a fim de promover a qualificação das políticas públicas de garantia de direitos humanos no Brasil. Suas vivências são fundamentais para a compreensão dos nossos serviços.

O dia 4 de dezembro começará com a reunião do grupo gestor do MNPCFC - momento exclusivo para os representantes das regiões do Brasil.

O Curso Especial desta edição, a ser realizado no dia 04, das 13h30 às 17h, será com Hermann Radler, presidente do FICE Áustria, especialista em trabalho com crianças e adolescentes traumatizados.

Neste dia também será realizada uma Oficina com Adolescentes e Jovens que farão uma reflexão sobre suas visões e demandas sobre os serviços de acolhimento e elaborarão um documento a ser apresentado durante o seminário. A participação dos adolescentes é gratuita, mas as vagas são limitadas.

O seminário começará ao fim deste primeiro dia, às 17h30, e as atividades se estenderão até o dia 5 de dezembro, conforme programação a seguir.

Programação Preliminar

Inscrições

Inscrição para o IV Seminário e o Curso Especial
(confira programação detalhada).

Preço: a partir de R$180,00

Inscrição para a oficina dos adolescentes e jovens

Vagas: 20/ Carga horária: 7h30
Preço: sem custo

Público esperado: 400 participantes entre gestores, equipes interprofissionais, educadores, conselheiros de direitos e tutelares, operadores de direito entre outros profissionais, estudantes e interessados na área.

 

Local: Auditório da UNINOVE
 Av. Francisco Matarazzo, 364,  Barra Funda, São Paulo - SP, Brasil

Realização:

Tabela de valores e descontos:

Apoio: