“6 – A Arte como Instrumento de trabalho da Assistência Social: processos grupais e articulação comunitária na proteção básica”

– CURSO PRIMEIRO SEMESTRE 2022 –
ON-LINE
TURMA 1
NOVAS DATAS
Data de início: 23 de junho de 2022
Carga Horária total: 16 horas
Período: Noturno
Dias: 23, 24, 27 e 28 de junho (das 18 às 21 horas)
Dias: 29 e 30 de junho (das 18 às 20 horas)
Plataforma de interação: ZOOM
E-mail: cursos2022@neca.org.br
Formação 100% Ao Vivo. O Professor estará on-line e ministrará o curso em tempo real, no dia e horário definidos na programação.
Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor e alunos durante todo o curso, tanto por áudio como através do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico.
Os links de acesso serão enviados ao aluno pelo Suporte Digital Neca, para o e-mail informado no formulário de inscrição, após as tratativas sobre o pagamento.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Para acesso através do celular será necessário baixar o aplicativo ZOOM.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 30 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos e professores nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professora responsável:
Antiella Carrijo Ramos |
|
![]() |
Psicóloga, graduada pela Unesp – Bauru. Colunista do Jornal Debate/Santa Cruz do Rio Pardo. Atua na Política de Assistência Social há 15 anos, iniciando sua prática profissional no atendimento direto de adolescentes inseridos em medidas socioeducativas em meio aberto. Mais tarde, atuou como coordenadora de CRAS e, no momento, desenvolve processos de trabalho no campo da psicologia na Proteção Básica e no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. Recentemente, se associou ao NECA/SP (Associação de Pesquisadores e Formadores na Área da Criança e do Adolescente) compondo o seu quadro de formadores. Apaixonada pela arte e pela cultura, utiliza processos artísticos como instrumentos de intervenção e articulação comunitária nos territórios onde atua. Nos últimos anos, esteve à frente da articulação técnica do Projeto FALA VILA, realizado nos territórios da Vila Divinéia e da Vila Bom Jardim no município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP. O Projeto Fala Vila, por meio da arte, da cultura e da articulação local, ampliou a voz dos moradores e rompeu muros que dividia a cidade. |
Artista Convidada:
Bia Raposo |
|
![]() |
Bia Raposo, 1979, graduada em artes visuais e especialista em arte educação, propõe uma aproximação na relação entre arte e vida para jovens dentro das escolas e fora delas. Trabalha há 16 anos em instituições de ensino formal e em projetos sociais como arte educadora, instigando a fruição da arte contemporânea pelo interior de São Paulo. Bia atua há 20 anos na cena cultural da região bragantina como artista plástica, curadora independente e provocadora urbana. Em seus trabalhos autorais explora as técnicas do grafitte, lambe-lambe, desenho, assemblages, colagens, pintura em tela e outros. Participa de mostras coletivas desde 2004, realizou duas exposições individuais e em 2019 foi contemplada, junto ao seu coletivo “Me Dá Uma Mão”, com um Proac Prêmio de exposições inéditas no interior de São Paulo. |
Objetivo Geral:
Qualificar os trabalhadores do SUAS que atuam nos CRAS e projetos sociais de Proteção Básica com vistas a implantação e implementação de processos de articulação comunitária e processos grupais nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e no Serviço de Atenção Integral à Família (PAIF) utilizando a arte e a cultura como instrumento de trabalho.
Objetivos Específicos:
- Contribuir para efetivação da arte e da cultura como instrumento de trabalho da Assistência Social;
- Contribuir para a implantação de processos grupais efetivos nos Serviços oferecidos no CRAS;
- Pensar em novas possibilidades de articulação comunitária nos territórios;
Público Alvo:
- Gestores municipais de Proteção Social básica;
- Equipes de CRAS;
- Equipes de instituições com base territorial;
- Educadores sociais;
- Moradores de comunidades e membros de associação de moradores;
Metodologia:
- Participativa e dialógica, com ênfase na troca de experiências e construção compartilhada de acordo com a realidade das equipes de cada município, utilizando-se técnicas variadas como exposição dialogada, trabalho de grupo, vídeo seguido de debate, etc..
Conteúdo programático:
- Concepção de homem e processos grupais;
- Os serviços do CRAS e a articulação da rede do território;
- Elaboração de fluxo e construção do processo de articulação comunitária;
- A arte como instrumento de emancipação social das famílias;
- A arte como instrumento de trabalho na Assistência Social;
- Relatos de Experiências;
Investimento
– Valor por inscrição: R$297,00 (duzentos e noventa e sete reais)
– Valor para inscrição de 3 técnicos da mesma instituição/município: R$273,00/inscrição
Certificação
– O Certificado Digital será encaminhado por e-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada oficina.
– É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia eletrônica.
- Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
- Outros cursos poderão ser elaborados de acordo com a sua demanda.
- A realização de cada curso está condicionada a um número mínimo de matriculados.
- Outras informações através do email: cursos2022@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.