Aos nossos parceiros e amigos!
Comunicamos que estaremos em recesso no período de 23 de dezembro de 2011 a 09 de janeiro de 2012.
Desejamos a todos um 2012 pacífico, produtivo e solidário.

  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa atuação
  • Parceiros
  • Cursos
  • Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Cursos

“8 – Acolhimento e Educação Escolar: conexões necessárias.”

Como integrar o trabalho escolar e o acolhimento visando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Novos desafios e novas práticas no processo de aprendizagem

 

– CURSO PRIMEIRO SEMESTRE 2021 –

ON-LINE

 
Data de início: 05 de maio 2021

Carga Horária total: 16 horas

Período: Matutino

Dias: 05, 06 e 19, 20 de maio (das 09 às 12 horas) quartas e quintas-feiras

Dias: 13 e 27 de maio (das 10 às 12 horas) quintas-feiras

Plataforma de interação: ZOOM

E-mail: cursos2021@neca.org.br

Formação 100% Ao Vivo. O Professor estará on-line e ministrará o curso em tempo real, no dia e horário definido na programação.

Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor e alunos durante todo o curso, tanto por áudio como através do chat.

Cada aula terá um link de acesso específico.

Os links de acesso serão enviados ao aluno pelo Suporte Digital Neca, para o e-mail informado na ficha de inscrição, após a confirmação do pagamento.

Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.

Para acesso através do celular será necessário baixar o aplicativo ZOOM.

O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 30 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos e professores nas atividades propostas e eventuais dificuldades.

 

Professoras responsáveis:

Isa Maria F. Guará

Doutora em Serviço Social, Pedagoga, psicopedagoga, com carreira na área da proteção social de crianças e adolescentes e participação em diferentes instituições. Professora, pesquisadora, consultora e gestora de programas e projetos de políticas públicas.

M. Elizabeth S. Machado

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP) e em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Terapia Sistêmica pelo Instituto Familiae. Tem capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto Familiae e pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção São Paulo. Atua como docente e assessora de programas e projetos na interface educação, educação social e justiça nas áreas de formação, gestão e implementação de projetos. Atua como psicopedagoga e terapeuta familiar em consultório familiar.

Justificativa:

O isolamento social evidenciou um problema que já existia: a dificuldade de integração escolar e de aprendizagem de crianças e adolescentes acolhidos. Com uma história escolar instável e marcada por insucessos reais ou resultantes da profecia autorrealizável, crianças e adolescentes mais vulneráveis exigem um esforço mais intencional de ambos os serviços – da Assistência social e da Educação.
Desde muito tempo, uma postura crítica de uma instituição em relação à outra foi construindo barreiras à uma ação mais integrada. Contatos provocados pelos eventuais problemas das crianças na escola acabam criando situações de tensão com encaminhamentos emergenciais.
A pesquisa realizada pelo NECA/MNCFC/FICE Brasil sobre o impacto da pandemia nos serviços de acolhimento deixou evidente que o grande desafio de educadores, equipes e das próprias crianças e adolescentes foi o de manter e acompanhar atividades de educação à distância e manter a escolaridade e o vínculo entre os acolhidos e as escolas.
O afastamento da escola e adaptação às aulas à distância trouxe desafios significativos e o retorno as aulas será um tempo de complementações e compensações pelo ano sem escola que não se referem só a conteúdos, mas ao estimulo à capacidade e à vontade de aprender.

Objetivos:

  • Oferecer subsídios para o debate sobre o desenvolvimento escolar e social das crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
  • Discutir e planejar ações que aumentem a conexão necessária entre a escola e os serviços de acolhimento e a integração de ações de proteção e educação.
  • Contribuir para o avanço da prontidão para a aprendizagem e o sucesso escolar e das estratégias pedagógicas complementares entre as duas instituições

Público Alvo:

Profissionais dos serviços de acolhimento e outros serviços da assistência social, professores e profissionais de educação.

Metodologia:

  • Aulas expositivas;
  • Debates e reflexões em grupo sobre situações cotidianas vivenciadas pelos participantes em relação ao tema;
  • Apresentação de recursos de apoio: Textos de apoio e vídeos entre as atividades;
  • Planejamento de ações para a prática integrativa .

Conteúdo programático:

1º e 2º Dias: 05 e 06 de Maio

  1. Apresentações individuais dos participantes e professores
  2. Conteúdo: Serviço de acolhimento e escola
    • Caracterização
    • Função
    • Desafios
    • Novas necessidades
  3. Apresentação de um problema concreto pelos participantes
  4. Metodologias possíveis para desenvolvimento da aprendizagem numa perspectiva da educação integral
  5. Conceito de letramento: Apoio à aprendizagem e letramento
  6. Desenvolvimento de projetos articulados escola-serviços de acolhimento.

 
 
3 Dia: 13 de Maio

  1. Rediscussão dos problemas levantados à luz dos conteúdos tratados
  2. Discussão de casos concretos

 
 
4º e 5º Dias:19 e 20 de Maio

  1. Aprendizagem e sucesso escolar: estratégias pedagógicas e educativas
  2. Convivência escolar: uma trama potente e complexa
  3. Alternativas de apoio para driblar a defasagem escolar durante o isolamento social.
  4. Elaboração em grupo de um plano de ação que responda aos problemas apresentados ou aos conteúdos e estratégias propostas

 
 
6º Dia: 27 de Maio

  1. Ações que aumentem a conexão necessária entre a escola e os serviços de acolhimento
  2. Apresentações dos trabalhos dos grupos
  3. Avaliação coletiva e dinâmica de fechamento

 
 
Investimento 

–  Valor por inscrição: R$250,00 (duzentos e cinquenta reais)

–  Valor para inscrição de 3 técnicos da mesma instituição/município:  R$220,00/inscrição
 
 
Certificação

–  O Certificado Digital será encaminhado por e-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada curso.

–  É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia eletrônica.

  • Verifique se este curso pode ser desenvolvido em seu município.
  • Outros cursos poderão ser elaborados de acordo com a sua demanda.
  • A realização de cada curso está condicionada a um número mínimo de matriculados.
  • Outras informações através do email: cursos2021@neca.org.br


FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.


 

Newsletter

Receba diretamente em seu email todas as novidades do NECA

Acervo Institucional

Acervo Institucional

Agenda Neca

Agenda Neca

Menu

  • Página Inicial
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Notícias
  • Projetos e Pesquisas
  • Publicações
  • Doações
  • Contato

Fice Brasil

Fice Brasil

Lista de Links

  • AASPTJ
  • Aliança pela Infância
  • Conanda
  • Conjuve
  • Envolverde – Revista Digital
  • FICE Brasil
  • Fice Internacional
  • Instituto Alana
  • Instituto LIDAS
  • IPEA
  • Ministério Público de São Paulo
  • Movimento de Proteção Integral
  • Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária
  • MPD – Ministério Público Democrático
  • Neca Trabalho com Famílias
  • Nossa São Paulo
  • Núcleo de Estudos da Violência
  • Portal Pró-menino
  • Projeto Caminho de Volta
  • Rede Nacional Primeira Infância
  • Rede Não Bata Eduque
  • Revista Pontocom
  • Setor 3
  • UNICEF Brasil
Desenvolvido por DintStudio
NECA - neca@neca.org.br
https://www.facebook.com/necasp/ - TV Neca - https://www.youtube.com/channel/UCfWZuMX0Yr0KWqbnnKEZ7SA
Telefones: 55 – 11 – 3673-4971 e 55 – 11 – 3673-7049
CNPJ: 07.297.923/0001-04