“8 – Acolhimento e Educação Escolar: conexões necessárias.”
Como integrar o trabalho escolar e o acolhimento visando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Novos desafios e novas práticas no processo de aprendizagem
– CURSO PRIMEIRO SEMESTRE 2021 –
ON-LINE
Data de início: 05 de maio 2021
Carga Horária total: 16 horas
Período: Matutino
Dias: 05, 06 e 19, 20 de maio (das 09 às 12 horas) quartas e quintas-feiras
Dias: 13 e 27 de maio (das 10 às 12 horas) quintas-feiras
Plataforma de interação: ZOOM
E-mail: cursos2021@neca.org.br
Formação 100% Ao Vivo. O Professor estará on-line e ministrará o curso em tempo real, no dia e horário definido na programação.
Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor e alunos durante todo o curso, tanto por áudio como através do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico.
Os links de acesso serão enviados ao aluno pelo Suporte Digital Neca, para o e-mail informado na ficha de inscrição, após a confirmação do pagamento.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Para acesso através do celular será necessário baixar o aplicativo ZOOM.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 30 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos e professores nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professoras responsáveis:
Isa Maria F. Guará |
|
![]() |
Doutora em Serviço Social, Pedagoga, psicopedagoga, com carreira na área da proteção social de crianças e adolescentes e participação em diferentes instituições. Professora, pesquisadora, consultora e gestora de programas e projetos de políticas públicas. |
M. Elizabeth S. Machado |
|
![]() |
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP) e em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Terapia Sistêmica pelo Instituto Familiae. Tem capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto Familiae e pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção São Paulo. Atua como docente e assessora de programas e projetos na interface educação, educação social e justiça nas áreas de formação, gestão e implementação de projetos. Atua como psicopedagoga e terapeuta familiar em consultório familiar. |
Justificativa:
O isolamento social evidenciou um problema que já existia: a dificuldade de integração escolar e de aprendizagem de crianças e adolescentes acolhidos. Com uma história escolar instável e marcada por insucessos reais ou resultantes da profecia autorrealizável, crianças e adolescentes mais vulneráveis exigem um esforço mais intencional de ambos os serviços – da Assistência social e da Educação.
Desde muito tempo, uma postura crítica de uma instituição em relação à outra foi construindo barreiras à uma ação mais integrada. Contatos provocados pelos eventuais problemas das crianças na escola acabam criando situações de tensão com encaminhamentos emergenciais.
A pesquisa realizada pelo NECA/MNCFC/FICE Brasil sobre o impacto da pandemia nos serviços de acolhimento deixou evidente que o grande desafio de educadores, equipes e das próprias crianças e adolescentes foi o de manter e acompanhar atividades de educação à distância e manter a escolaridade e o vínculo entre os acolhidos e as escolas.
O afastamento da escola e adaptação às aulas à distância trouxe desafios significativos e o retorno as aulas será um tempo de complementações e compensações pelo ano sem escola que não se referem só a conteúdos, mas ao estimulo à capacidade e à vontade de aprender.
Objetivos:
- Oferecer subsídios para o debate sobre o desenvolvimento escolar e social das crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
- Discutir e planejar ações que aumentem a conexão necessária entre a escola e os serviços de acolhimento e a integração de ações de proteção e educação.
- Contribuir para o avanço da prontidão para a aprendizagem e o sucesso escolar e das estratégias pedagógicas complementares entre as duas instituições
Público Alvo:
Profissionais dos serviços de acolhimento e outros serviços da assistência social, professores e profissionais de educação.
Metodologia:
- Aulas expositivas;
- Debates e reflexões em grupo sobre situações cotidianas vivenciadas pelos participantes em relação ao tema;
- Apresentação de recursos de apoio: Textos de apoio e vídeos entre as atividades;
- Planejamento de ações para a prática integrativa .
Conteúdo programático:
1º e 2º Dias: 05 e 06 de Maio
- Apresentações individuais dos participantes e professores
- Conteúdo: Serviço de acolhimento e escola
- Caracterização
- Função
- Desafios
- Novas necessidades
- Apresentação de um problema concreto pelos participantes
- Metodologias possíveis para desenvolvimento da aprendizagem numa perspectiva da educação integral
- Conceito de letramento: Apoio à aprendizagem e letramento
- Desenvolvimento de projetos articulados escola-serviços de acolhimento.
3 Dia: 13 de Maio
- Rediscussão dos problemas levantados à luz dos conteúdos tratados
- Discussão de casos concretos
4º e 5º Dias:19 e 20 de Maio
- Aprendizagem e sucesso escolar: estratégias pedagógicas e educativas
- Convivência escolar: uma trama potente e complexa
- Alternativas de apoio para driblar a defasagem escolar durante o isolamento social.
- Elaboração em grupo de um plano de ação que responda aos problemas apresentados ou aos conteúdos e estratégias propostas
6º Dia: 27 de Maio
- Ações que aumentem a conexão necessária entre a escola e os serviços de acolhimento
- Apresentações dos trabalhos dos grupos
- Avaliação coletiva e dinâmica de fechamento
Investimento
– Valor por inscrição: R$250,00 (duzentos e cinquenta reais)
– Valor para inscrição de 3 técnicos da mesma instituição/município: R$220,00/inscrição
Certificação
– O Certificado Digital será encaminhado por e-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada curso.
– É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia eletrônica.
- Verifique se este curso pode ser desenvolvido em seu município.
- Outros cursos poderão ser elaborados de acordo com a sua demanda.
- A realização de cada curso está condicionada a um número mínimo de matriculados.
- Outras informações através do email: cursos2021@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.