Como apresentar seu trabalho?
- Faça um resumo com fonte Time New Roman – 12, justificado; espaçamento entre linhas simples.
- O resumo deve ter no mínimo 400 (quatrocentas) palavras e, no máximo, 1.000 (um mil) palavras.
- Título,
- Nome(s) do(s) autor(es) e e_mail para contato.
- Breve descrição de sua prática: Introdução, objetivos, metodologia, abordagens ou processos
- Conte os resultados alcançados ou faça reflexões sobre o tema, as dificuldades e limites de sua ação.
- Conclusões e referências.
EXEMPLO DE RESUMO
Titulo:
ABRINDO HORIZONTES PARA OS ADOLESCENTES
Joana Celeste Rubião – joanarubião@gentefeliz.com.br
Marcos Vinícius Oliveira Ponte- ponte.marcos@gentefeliz.com.br
RESUMO:
Nosso trabalho socioeducativo com adolescentes que cumprem a medida socioeducativa no Programa Gente Feliz está sempre em busca de alternativas para o engajamento efetivo do adolescente, entendendo que o caráter socioeducativo da medida supõe a oferta de um repertório amplo de oportunidades educativas em que o adolescente perceba seu desenvolvimento e deseje continuar seu processo de integração social, para além da medida. Por esta razão, criamos o Projeto Abrindo Horizontes cujo objetivo é o de ampliar seu conhecimento sobre os recursos naturais, sociais, culturais e econômicos de sua cidade e região auxiliando sua vinculação a atividades que vem sendo desenvolvidas em outros espaços. O Projeto tem uma agenda de visitas e passeios com pequenos grupos de adolescentes num circuito de atividades externas com momentos de planejamento com participação dos jovens. Os adolescentes montam o roteiro do grupo, a partir de uma relação de lugares, instituições, orgãos, organizações, empresas, parques e outras opções de modo a realizar 6 saídas e conhecer pelo menos uma opção em cada área. Para a realização do projeto a equipe fez inúmeras vistas preparatórias e conseguiu muitas parcerias que passaram a compor o quadro de locais a serem visitados. O projeto completou dois anos, com muito aprendizado para os adolescentes e para a equipe. Percebemos por meio de rodas de avaliação com os jovens e questionário respondido pelas pessoas que acolheram os adolescentes nos circuitos que houve um impacto muito positivo das atividades sobre o adolescente e uma mudança no olhar da comunidade sobre ele. O melhor resultado foi a vinculação do adolescente a outras organizações, orgãos e projetos, ampliando suas possibilidades de integração social. O projeto foi possível por meio de financiamento do Fundo Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente. No momento, com o fim do financiamento e a impossibilidade de apoio do Fundo, estamos buscando novos parceiros para dar continuidade e sistematizar as aprendizagens. Os recursos do CREAS para a manutenção do Serviço de Medidas Socioeducativas são insuficientes para sustentar as despesas do projeto, mas há um esforço da prefeitura local em criar uma linha institucional de apoio a projetos inovadores que também pode contribuir para manter as atividades do projeto.