“4 – Manejo de grupos de crianças e adolescentes com comportamento agressivo.”

– CURSO PRIMEIRO SEMESTRE 2023 –
ON-LINE
-TURMA 3 –
NOVAS DATAS
Data de início: 09 de outubro de 2023
Carga Horária total: 16 horas
Período: Tarde
Dias:
- 09, 16, 23 e 30 de outubro de 2023, das 13:30 às 16:30h.
- 06 de novembro de 2023, das 13:30 às 17:30h.
Plataforma de interação: ZOOM
E-mail: cursos2023@neca.org.br
Formação 100% on-line. O Professor ministrará o curso em tempo real, nos dias e horários definidos na programação.
Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor e alunos durante todo o curso, tanto por áudio como através do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico.
Os links de acesso serão enviados ao aluno pelo Suporte Digital Neca, para o e-mail informado no formulário de inscrição, após a confirmação do pagamento.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Para acesso através do celular será necessário baixar o aplicativo ZOOM.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 30 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos e professores nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professor responsável:
Milton Fiks | |
---|---|
![]() |
Psicólogo, psicoterapeuta e psicanalista com especialização pela USP em Psicoterapia Psicanalítica. Analista institucional com experiência em supervisão institucional de programas e serviços na área da proteção social e dinâmicas de grupo. Consultor na área de capacitação de equipes, desenvolvimento organizacional e responsabilidade social. Facilitador de projetos de empreendedorismo social. Professor na área de gestão de pessoas e comportamento. Autor de livros e textos na área da proteção social especial entre eles “Perspectivas- Formação de Profissionais em serviços de acolhimento”. Membro do Comitê Gestor da Associação de Pesquisadores e Formadores da área da Criança e do Adolescente- NECA. |
Justificativa:
O Manejo, ou o manejar na nossa acepção, provem do que Winnicott em seus textos chama de holding ou sustentar. Manejar uma situação é de alguma forma dar sustentação, dar amparo e contorno. A mãe que pega o bebê nas suas mãos (handling), conforme a forma que o faz poderá dar ao bebê a sensação de segurança, amparo e conforto.
Bebês, quando estão em estado de agitação, precisam ser amparados. Precisam de alguém que identifique suas demandas e corresponda às suas necessidades, sejam elas físicas ou mentais. Muitas vezes, necessidades não atendidas na infância, ou perdas no período de dependência relativa, retornam ao longo da vida em busca de respostas. Principalmente aquelas que visam afetos e segurança. Assumem outras aparências ou deformações, outros coloridos. Constituímo-nos com o outro, no seu olhar, na sua presença, no seu afeto. O holding satisfatório ajuda a caminhar na direção do uso de nossa criatividade, de um senso de existir, senso de Self e autonomia.
Quando lidamos com grupos de crianças e adolescentes que expressam comportamentos agressivos, muitas vezes nos sentimos perdidos. O que fazer em determinadas situações? Como agir?
Se não existem receitas, pelo menos dispomos de algumas estratégias e teorias que nos ajudam e orientam para pensar e agir diante de crianças e adolescentes com comportamento agressivo.
Objetivos:
Objetivo Geral
Discutir algumas estratégias para resolução de situações de conflito com crianças e adolescentes com comportamento agressivo.
Objetivos Específicos
- Apresentar conceitos e pressupostos teóricos para a interpretação do comportamento humano;
- Discutir sobre diferentes possíveis posturas diante de comportamentos agressivos
- Apresentar diferentes estratégias para a resolução de conflitos
Público alvo:
Profissionais que lidam com crianças e adolescentes com comportamento agressivo.
Metodologia:
- Por meio de uma abordagem dialógica, a oficina visa estimular a participação de todos os membros do grupo, valorizando o papel da escuta e diálogo na construção de um saber coletivo.
- Exposição dialogada de conteúdos com uso de Power point
- Leitura de textos
- Exercícios e dinâmicas grupais
Conteúdo Programático:
Conceitos
- Motilidade/agressividade
- Tendência anti-social
- Holding
- Empatia
- Diálogo
- Presença
- Mecanismos de defesa
Estratégias
- Interferência sinalizadora antecipatória
- Proximidade e controle pelo toque
- Participação numa relação de interesse
- Afeição
- Humor
- Superação de obstáculos
- Interpretação
- Reagrupamento
- Reestruturação
- Apelo Direto
- Remoção
- Contenção física
- Permissão e proibição
- Promessas e recompensas
Investimento
– Valor por inscrição: R$324,00 (trezentos e vinte e quatro reais)
– Valor para inscrição de 3 técnicos da mesma instituição/município: R$297,00/inscrição).
Certificação
– O Certificado Digital será encaminhado por e-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada curso.
– É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia eletrônica.
- Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
- Outros cursos poderão ser elaborados de acordo com a sua demanda.
- A realização de cada curso está condicionada a um número mínimo de matriculados.
- Outras informações através do email: cursos2023@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.
