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Cursos

“Curso Básico de Formação para Serviços de Acolhimento Institucional”

Cursos Neca 2025

Cursos on-line

Curso:

Curso Básico de Formação para Serviços de Acolhimento Institucional 

Realização:

– Maio: dias 23 e 30, das 13:30h às 16:30h

–Junho: dias 02, 06, 09, 13, 16 e 20 das 13:30h às 16:30h

ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSÍVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br

Carga horária total:

24 horas. Serão 8 encontros de 3 horas.

Plataforma de interação:

Zoom

E-mail:

cursos2025@neca.org.br

Formação 100% ao vivo. O professor estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.

Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao/á aluno/a para o e-mail informado no formulário de inscrição.

Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados
na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.

Caso o acesso seja feito pelo celular, será necessário baixar o aplicativo ZOOM.

O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.

Professor responsável:

Milton Fiks

Psicólogo, psicoterapeuta e psicanalista. Analista institucional com experiência em supervisão institucional de programas e serviços na área da proteção social e dinâmicas de grupo. Consultor na área de capacitação de equipes, desenvolvimento organizacional e responsabilidade social. Facilitador de projetos de empreendedorismo social. Professor na área de gestão de pessoas e comportamento. Autor de livros e textos na área da proteção social especial, entre eles “Perspectivas – Formação de Profissionais em serviços de acolhimento”. Membro do Comitê Gestor do Neca.

Justificativa:

Os serviços de acolhimento institucional, ao longo dos anos, vêm, gradativamente, se profissionalizando e se adequando à Doutrina da Proteção Integral. No entanto, sair da lógica da filantropia para a lógica do direito ainda é um desafio para alguns serviços. Novos paradigmas implicam rever conceitos e práticas.

Os trabalhadores da Assistência Social, neste sentido, precisam cada vez mais se qualificar e entender o papel que ocupam no Sistema de Garantia de Direitos. Necessitam também lidar com as complexidades e as incompletudes. As novas demandas e interfaces com outros atores da rede socioassistencial exigem que o atendimento dos serviços de proteção se especialize cada vez mais para atender da melhor forma possível as crianças e adolescentes que têm os seus direitos violados.

O presente curso procura fazer um voo panorâmico, abordando os diversos temas que envolvem o cotidiano e os desafios dos cuidados alternativos com os quais os trabalhadores se depararão nos serviços de acolhimento institucional.   

Objetivos:

Objetivo Geral

Contribuir para a melhoria do atendimento destinado às crianças e adolescentes acolhidos e às suas famílias, por meio do processo de qualificação da equipe de trabalhadores do Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes.

Objetivos Específicos

·    Estimular o conhecimento crítico das normativas legais e dos marcos regulatórios das políticas sociais vigentes, em diálogo com as realidades municipais.

·    Provocar um processo reflexivo sobre as práticas usuais de cuidado e proteção utilizadas com as crianças e os adolescentes acolhidos, com suas famílias e comunidade, compondo gradualmente a leitura do contexto de acolhimento institucional.

·    Apoiar a articulação e a integração de conhecimentos e recursos dos profissionais, visando à qualificação do cuidado institucional para a melhoria da proteção oferecida e a reinserção familiar e comunitária das crianças e adolescentes
acolhidos.

·     Promover o processo de reflexão/discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) para a construção coletiva de estratégias positivas de cuidado, proteção, educação e reparação nos serviços de acolhimento institucional.

·      Refletir sobre temas transversais ao serviço de acolhimento.

· Incentivar o desenvolvimento de práticas compartilhadas de proteção e de reintegração familiar, por meio dos Planos Individuais de Atendimento (PIAS).

Público a ser alcançado:

Profissionais da Assistência Social que atuam na proteção especial de alta complexidade (Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Gerentes, Educadores/ Cuidadores).

Metodologia:

Mediante a exposição dialogada de temas relevantes, a metodologia possibilita a troca de experiências e revisão de conceitos. Com isso, muito além de uma formação conceitual e instrumental, a formação visa ao fortalecimento dos profissionais para que possam planejar e realizar as mudanças viáveis das práticas cotidianas, de modo a qualificar suas ações de acolhimento, reparação, socioeducação e reintegração familiar e comunitária.

Para tanto, serão utilizados os seguintes recursos: dinâmicas, exposição dialogada, filmes etc.

Conteúdo programático:

v    Apresentação da equipe

v    Levantamento de expectativas

v    Constituição de equipe de trabalho

v    Marco Regulatório: Implicações para a prática

v    História das Políticas Públicas

v    Sistema de Garantia de Direitos e seus atores

v    Papel do educador

·     A evolução histórica do papel do educador e suas diferentes denominações em função das práticas de acolhimento

·     Os marcos regulatórios e o papel do educador

·     O serviço de acolhimento como lugar de educação (PPP)

·     Cuidados básicos

·     Educador como referência e educador de referência

·     Todos somos educadores (cargo e função)

·     A escuta compreensão do outro

·     O papel e os limites

·     O vínculo como ferramenta de trabalho

·     O diálogo

·     Conhecer a história

·     Valorizar a potência dos grupos

·     Minimizar preconceitos

·     Reconstrução e ressignificação das histórias de vida

·     Não revitimização

·     Orientação e construção compartilhada de um projeto de vida

·     PIA

·     Mediação com a cultura

·     Ética profissional e sigilo

v    Formação de Equipe

v    A Rotina do abrigo

·     Como aspecto pedagógico/educacional

·     A rotina e a organização espaço/temporal

·     Rotina limites e autonomia

·     Rotina e organização coletiva organizacional

·     Conflitos e dinâmicas entre os plantões de educadores

·     Comunicação interna

v    Projeto Político Pedagógico (PPP)

·      Discussão sobre a importância do Projeto Político Pedagógico

v    Plano Individual de Atendimento (PIA)

·     Ideias força que embasam a realização do PIA

·     Novos referenciais decisórios mais participativos

·     Estudos de caso como base para o PIA

·     Instrumento da proteção integral

·     Consolidação do Plano Individual

·     Instrumento de individualização

·     Pactuação do sistema de justiça

·     Instrumento de Planejamento

·     PIA e o PPP

·     A participação da criança/adolescente a família

·     Audiências concentradas e o PIA

v    O Trabalho com as famílias e o direito à convivência comunitária

·     Abordagens

·     Fatores dificultadores

·     Formas de trabalhar a família

·     Ferramentas para trabalhar com as famílias

v    Redes

·     Articulação setorial e redes

·     Desafios para trabalhar em rede

v    Os vínculos e a teoria do apego

·     Os bebês e o desenvolvimento infantil

v    Resiliência

·      O Brincar e as atividades socioeducativas

v    Mediação de Conflitos e manejos

v    Adolescência

v    Projeto de Vida

Sobre o Curso:

“Ao final deste curso, o participante estará formado sobre temas relevantes conceitos, legislações, metodologias e práticas básicas necessárias para um profissional compreender e atuar em um Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes”.

Investimento:

Valor por inscrição: R$ 620,00 (Seiscentos e vinte reais)

Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.

Forma de contratação e pagamento:

Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.

Certificação:

·        O Certificado Digital será encaminhado por E-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada formação.

·        É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio de comunicação ou mídia eletrônica.

·        A confirmação do curso e sua realização nas datas programadas está condicionada a um número mínimo de inscritos/as com participação confirmada.

·        Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.

·        Outras formações poderão ser elaboradas de acordo com a sua demanda.

·        Mais informações pelo e-mail: cursos2025@neca.org.br

FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.

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