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Cursos

“8 – Famílias Acolhedoras: implementando um serviço cuidadoso de acolhimento familiar”

– CURSO PRIMEIRO SEMESTRE 2022 –

ON-LINE

TURMA 01

NOVAS DATAS

Data de início: 31 de maio 2022

Carga Horária total: 32 horas

Período: Tarde

Maio: dia 31 das 13 às 17h (formação)

Junho: dia 07 das 13 às 17h (grupo de estudo)

Junho: dia 14 das 14 às 17h (formação)

Junho: dia 21 das 14 às 17h (grupo de estudo)

Junho: dia 28 das 14 às 17h (formação)

Julho: dia 05 das 14 às 17h (grupo de estudo)

Julho: dia 12 das 14 às 17h (formação)

Julho: dia 19 das 14 às 17h (grupo de estudo)

Julho: dia 26 das 14 às 17h (formação)

Agosto: dia 02 das 14 às 17h (grupo de estudo)

Plataforma de interação: ZOOM

E-mail: cursos2022@neca.org.br

Formação 100% ao Vivo. O Professor estará on-line e ministrará o curso em tempo real, no dia e horário definidos na programação.

Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor e alunos durante todo o curso, tanto por áudio como através do chat.

Cada aula terá um link de acesso específico.

Os links de acesso serão enviados ao aluno pelo Suporte Digital Neca, para o e-mail informado no formulário de inscrição, após as tratativas sobre o pagamento.

Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.

Para acesso através do celular será necessário baixar o aplicativo ZOOM.

O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 30 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos e professores nas atividades propostas e eventuais dificuldades.

Professora Responsável:

Alice Duarte de Bittencourt

Formada em Letras; Especialista em Administração e Elaboração de Projetos Sociais pela Universidade Gama Filho/RJ; Especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela Escola do Ministério Público/RS; Coordenadora Geral da Política Nacional da Convivência Familiar e Comunitária da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República até 2011; Pesquisadora e Formadora integrante do Conselho Gestor do NECA/SP, consultora da Fiocruz para serviços de acolhimento institucional e familiar..

Professora Convidada:

Marlene Lucksh Bouville

Psicóloga clinica, psicanalista, escritora, pesquisadora e formadora brasileira radicada na França. Atuou na área de proteção à infância e adolescência: serviço conveniado com o Tribunal das Crianças de Paris (trabalho com as equipes, com a rede de parceiros, com as famílias); no ensino de graduação de Assistentes Sociais, Educadores Especializados e Educadores da Primeira Infância.; na Formação contínua e supervisão de profissionais (psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, educadores especializados, profissionais hospitalares); na Formação inicial, contínua e supervisão de famílias acolhedoras (Secretaria do Ministério da Família e Ações Sociais, responsável pela proteção à infância e adolescência (França) Autora do livro: “A Menina-Espelho” – Lugar de encontro dos pais – Editora Juruá, agosto 2016, Brasil Co-autora de Baleia Azul, O Trágico Convite aos Adolescentes – O Jogo e o Perigo do Uso da Internet e do Aumento dos Suicídios. Editora Juruá, agosto 2017, Brasil – Diretora da coleção “A quem pertence uma criança? ” – Editora Juruá, Brasil, Coordenadora (juntamente com Jean-Marc Bouville) e organizadora da Revista VESTA (Ed. Juruá).

Justificativa:

O acolhimento familiar na modalidade de Famílias Acolhedoras vem se fortalecendo no cenário brasileiro e internacional, como uma alternativa humanizada e personalizada de qualidade no atendimento de crianças e adolescentes que necessitem de medida de proteção de acolhimento. Aprofundar estas formas de acolhimento e sua metodologia são etapas necessárias na implementação das práticas de um serviço cuidadoso e profissional.

Objetivos:

  • Conhecimento preciso do direito e da legislação relativa ao acolhimento familiar no Brasil;
  • Situar e refletir sobre o lugar, a escolha do acolhimento familiar na proteção da infância e adolescência;
  • O que é e não é acolher uma criança ou um adolescente;
  • O cadastramento e a formação das famílias acolhedoras;
  • Como organizar o acompanhamento das equipes técnicas para famílias acolhedoras;
  • Precisar e refletir quanto a singularidade de cada profissional (coordenação, assistente social, psicólogo, pedagogo, educador social);
  • Como prevenir e trabalhar com as situações críticas nos casos complexos.

Público Alvo:

  • Gestores municipais de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade;
  • Equipes das varas e promotorias da Infância e Juventude;
  • Equipes de CREAS;
  • Conselheiros tutelares;
  • Profissionais e estudantes de Universidades.

Conteúdo programático:

Legislação, práticas e critérios na proteção à infância e adolescência.

  • Resumo histórico do acolhimento familiar no Brasil;
  • O ECA e sua filosofia de proteção à infância e adolescência;
  • Reflexão comparativa com outras experiências e medidas de proteção;
  • Reflexão sobre os critérios a serem levados em conta nas situações da alta complexidade (fatores sociais, familiares, dependentes químicos e álcool, quadros clínicos: sofrimentos psíquicos, psiquiátricos);

Diagnóstico dos casos, decisões e perspectivas.

  • Diagnóstico: os sinais que conduzem à necessidade de separar uma criança, um adolescente de sua família de origem. Por que separar em vez de acompanhar in loco?
  • O que deve ser levado em conta na elaboração do PIA – Plano Individual de Atendimento;
  • O trabalho que deve ser realizado com a família de origem:  no acompanhamento inicial, na decisão de acolhimento, no momento da separação, durante o acolhimento, no retorno ao domicílio ou outras decisões que forem necessárias.

A singularidade do acolhimento familiar.

  • Reflexão: por que uma família deseja acolher uma criança ou um adolescente? Quais são suas razões, suas motivações?
  • Uma criança acolhida não é filha, é “como” filho.  Amar não é suficiente, educar é necessário.  O lugar designado à criança na dinâmica da família acolhedora (os adultos e seus filhos);
  • O encontro da criança ou do adolescente com outra família, outras referências.  Os múltiplos efeitos que se produzem para os acolhedores, para a criança e sua família de origem;
  • O que uma família acolhedora pode e o que não pode fazer pelo acolhido;
  • O papel de mediação da equipe técnica.

Escolha, seleção, responsabilidades da família acolhedora.

  • Quem pode acolher, que tipo de família?
  • A vigilância quanto ao contexto, as condições de vida para a criança acolhida;
  • Como organizar o recrutamento? Definição de critérios: por que aceitar ou recusar uma família?
  • As entrevistas com os membros da família acolhedora (adultos, filhos);
  • As múltiplas formas de responsabilidades definidas no contrato de acolhimento. A criação de procedimentos para o acolhimento e o desacolhimento da criança ou adolescente.

Acompanhamento da família acolhedora, parcerias necessárias.

  • Como orientar, ajudar as famílias nos diferentes projetos de acolhimento?
  • Como planejar o acompanhamento, precisando os objetivos e a ajuda dos profissionais da equipe técnica?
  • As diferentes formas de parceria:  com a justiça, com os profissionais da rede, serviços hospitalares, Centros de Saúde, rede escolar …
  • Reflexões: como trabalhar com a família acolhedora nos momentos de separação da criança acolhida?

A singularidade dos casos das crianças e adolescentes acolhidos.

  • Reflexão sobre situações complexas: trabalho sobre as representações (a gravidade das histórias de vida, os efeitos reais e subjetivos das separações, o impacto sobre os profissionais, a procura de posicionamentos éticos);
  • Exemplos clínicos;
  • Os limites do trabalho com uma criança, um adolescente em grande dificuldade e suas famílias (critérios de risco, acompanhamento, recursos e investimento das equipes, o engajamento da família de origem, da família acolhedora no projeto de acolhimento)
  • O acompanhamento da criança, do adolescente na elaboração de sua história pessoal e familiar.

Reflexão, definição da função da equipe técnica.

  • Composição, formação, acompanhamento, parcerias da equipe;

Metodologia:

  • Videoconferência; Power Point; Vídeos e filmes sobre casos clínicos; exposição dialógica; técnicas do Teatro do Oprimido; fotografias, desenhos; Leitura de textos; Reflexões com as equipes; fórum de discussão pelo whatsapp.

Para assistir a Live organizada pelo Neca no 2º semestre de 2020, com a presença da formadora Alice Bittencurt e a participação de Marlene Lucksch, falando sobre o trabalho desenvolvido na França, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=ADuWrkDRmXs

Investimento: 

–  Valor por inscrição: R$ 594,00 (quinhentos e noventa e quatro reais)

–  Valor para inscrição de 3 técnicos da mesma instituição/município:  R$ 546,00/inscrição.

Certificação:

–  O Certificado Digital será encaminhado por e-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada curso.

–  É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia eletrônica.

  • Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
  • Outros cursos poderão ser elaborados de acordo com a sua demanda.
  • A realização de cada curso está condicionada a um número mínimo de matriculados.
  • Outras informações através do email: cursos2022@neca.org.br

FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.

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