Aos nossos parceiros e amigos!
Comunicamos que estaremos em recesso no período de 23 de dezembro de 2011 a 09 de janeiro de 2012.
Desejamos a todos um 2012 pacífico, produtivo e solidário.

  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa atuação
  • Parceiros
  • Cursos
  • Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Cursos

“Manejo (Holding) de crianças e adolescentes com comportamento agressivo.”

 

Cursos Neca 2025

Cursos on-line

Nome do curso:

Manejo (Holding) de crianças, adolescentes e grupos com comportamento agressivo

Realização:

Turma 2

Julho: 04, 14, 18, 22 e 28 das 13h30 às 16h30

Agosto: 04, 12, 18 das 13h30 às 16h30

ATENÇÃO: As turmas são formadas com um número mínimo de participantes.
Além das datas aqui fixadas, estamos propondo a formação de novas turmas.
É POSSÍVEL NEGOCIAR AS DATAS COM A COORDENAÇÃO DOS CURSOS.
E-mail: anazagatti@neca.org.br

Carga horária total:

24 horas. Serão 8 encontros de 3 horas.

Plataforma de interação:

Zoom

E-mail:

cursos2025@neca.org.br

Formação 100% ao vivo. O/A professor/a estará on-line e ministrará a formação em tempo real, nos dias e horários definidos na programação. Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor/a e alunos/as durante toda a formação por áudio, por vídeo e por meio do chat.

Cada aula terá um link de acesso específico. Os links de acesso serão enviados ao aluno/a para o e-mail informado no formulário de inscrição.

Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno/a para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.

Caso o acesso seja feito pelo celular, será necessário baixar o aplicativo ZOOM.

O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 15 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos/as e professores/as nas atividades propostas e eventuais dificuldades.

Professor responsável:

Milton Fiks

Psicólogo, psicoterapeuta e psicanalista. Analista institucional com experiência em supervisão institucional de programas e serviços na área da proteção social e dinâmicas de grupo. Consultor na área de capacitação de equipes, desenvolvimento organizacional e responsabilidade social.

Facilitador de projetos de empreendedorismo social. Professor na área de gestão de pessoas e comportamento. Autor de livros e textos na área da proteção social especial, entre eles “Perspectivas – Formação de Profissionais em serviços de acolhimento”. Membro do Comitê Gestor do Neca.

Justificativa:

Grande parte do desafio cotidiano dos profissionais que trabalham com a educação e cuidado de crianças e adolescentes, na atualidade, tem sido lidar com os comportamentos agressivos deste público. Neste sentido, o curso procura subsidiar os participantes com reflexões e metodologias, embasadas em teorias, para lidar com situações de conflito na atuação prática de suas organizações.

O manejo ou o manejar, na nossa acepção, provém do que Winnicott, em seus textos, chama de “holding” ou “sustentar”. Manejar uma situação é de alguma forma dar sustentação, dar amparo e contorno. Nessa perspectiva, a mãe que pega o bebê nas suas mãos (handling), de acordo com a forma que o faz, poderá dar ao bebê a sensação de segurança, amparo e conforto. Assim como os bebês, adolescentes quando estão em estado de agitação, precisam ser amparados. Precisam de alguém que identifique suas demandas e corresponda às suas necessidades, sejam elas físicas ou mentais. Muitas vezes, necessidades não atendidas na infância ou perdas nos períodos dos primórdios de nossa formação do psiquismo, retornam ao longo da vida em busca de respostas, principalmente, aquelas que visam afetos e segurança. Faltas ou excessos nos cuidados assumem outras aparências ou deformações, outros coloridos. Constituímo-nos com o outro, no
seu olhar, na sua presença, no seu afeto. O holding satisfatório ajuda a caminhar na direção do uso de nossa criatividade, de um senso de existir, senso de self e autonomia.

Quando lidamos com crianças, adolescentes ou grupos que expressam comportamentos agressivos, muitas vezes nos sentimos perdidos. O que fazer em determinadas situações? Como agir?

Se não existem receitas, pelo menos dispomos de estratégias, metodologias e teorias que nos ajudam e orientam para pensar e agir.

Objetivos:

Objetivo geral –

Adquirir base teórica para a compreensão de alguns comportamentos agressivos de crianças e adolescentes e refletir sobre estratégias, metodologias e manejos para lidar com diversas situações de conflitos.

Objetivos específicos –

vApresentar conceitos e pressupostos teóricos para a interpretação do desenvolvimento e comportamento humano

vDiscutir sobre diferentes possíveis posturas diante de comportamentos agressivos

vApresentar diferentes estratégias e metodologias para a resolução de conflitos

Público a ser alcançado –

Profissionais que lidam com crianças, adolescentes e grupos com comportamento agressivo.

 Metodologia –

vPor meio de uma abordagem dialógica, o curso visa estimular a participação de todos os membros do grupo, valorizando o papel da escuta e diálogo na construção de um saber coletivo.

vExposição dialogada de conteúdos com uso de PowerPoint

vLeitura de textos

vExposição de filmes

vExercícios e dinâmicas grupais 

Conteúdo programático –

vBase Conceitual:

·Motilidade/agressividade

·Dependência absoluta/ relativa

·Tendência antissocial, comportamento antissocial, delinquência e psicopatia

·Tipos de Holding

·Manejo

·Empatia

·Diálogo

·Perdas/despossessão/ dissociação

·Agressividade e violência

·Concernimento

·Culpa

·Instalação da moralidade

·Presença

·Atos antissociais

·Faltas e excessos de oposição

·Mecanismos de defesa

vEstratégias:

·Presença Ativa

·Interferência sinalizadora antecipatória

·Proximidade e acolhimento pelo toque

·Relação de interesse e confiança na potência

·Afeição

·Humor

·Superação de obstáculos

·Intermediação de conflitos

·Reinterpretação

·Reagrupamento

·Reestruturação

·Apelo Direto

·Remoção

·Contenção física

·Permissão e proibição

·Promessas e recompensas

·Sanções e ameaças

Sobre o Curso:

“Ao realizar este curso, o participante poderá adquirir base teórica e instrumental para a compreensão de alguns comportamentos agressivos de crianças e adolescentes e refletir sobre estratégias, metodologias e manejos para lidar com diversas situações de conflitos. ”

Investimento:

Valor por inscrição: R$ 620,00 (Seiscentos e vinte reais)

Consulte desconto na inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição.

Forma de contratação e pagamento:

Empenho – Transferência Bancária, Boleto ou Pix.

Certificação:

·O Certificado Digital será encaminhado por E-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada formação.

·É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio de comunicação ou mídia eletrônica.

·A confirmação do curso e sua realização nas datas programadas está condicionada a um número mínimo de inscritos/as com participação confirmada.

·Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.

·Outras formações poderão ser elaboradas de acordo com a sua demanda.

·Mais informações pelo e-mail: cursos2025@neca.org.br

FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.

Newsletter

Receba diretamente em seu email todas as novidades do NECA

Acervo Institucional

Acervo Institucional

Agenda 227

Agenda 227

Menu

  • Página Inicial
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Notícias
  • Projetos e Pesquisas
  • Publicações
  • Doações
  • Contato

Fice Brasil

Fice Brasil

Lista de Links

  • AASPTJ
  • Aliança pela Infância
  • Conanda
  • Conjuve
  • Envolverde – Revista Digital
  • FICE Brasil
  • Fice Internacional
  • Instituto Alana
  • Instituto LIDAS
  • IPEA
  • Ministério Público de São Paulo
  • Movimento de Proteção Integral
  • Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária
  • MPD – Ministério Público Democrático
  • Neca Trabalho com Famílias
  • Nossa São Paulo
  • Núcleo de Estudos da Violência
  • Portal Pró-menino
  • Projeto Caminho de Volta
  • Rede Nacional Primeira Infância
  • Rede Não Bata Eduque
  • Revista Pontocom
  • Setor 3
  • UNICEF Brasil
Desenvolvido por DintStudio
NECA - neca@neca.org.br
https://www.facebook.com/necasp/ - TV Neca - https://www.youtube.com/channel/UCfWZuMX0Yr0KWqbnnKEZ7SA
Telefones: 55 – 11 – 3673-4971 e 55 – 11 – 3673-7049
CNPJ: 07.297.923/0001-04