“8 – Projeto de vida e plano individual de atendimento – PIA na medida socioeducativa”

– CURSO SEGUNDO SEMESTRE 2023 –
ON-LINE
Data de início: 02 de outubro 2023
Carga Horária total: 16 horas
Período: Manhã
Dias: 02, 04, 09 e 10 de outubro, das 8h às 12hs.
Plataforma de interação: ZOOM
E-mail: cursos2023@neca.org.br
Formação 100% on-line. O Professor ministrará o curso em tempo real, nos dias e horários definidos na programação.
Os recursos disponíveis na plataforma permitem interação entre professor e alunos durante toda a oficina, tanto por áudio como através do chat.
Cada aula terá um link de acesso específico.
Os links de acesso serão enviados ao aluno pelo Suporte Digital Neca, para o e-mail informado no formulário de inscrição, após as tratativas do pagamento.
Recomendamos a utilização de um computador ou notebook por aluno para que os recursos possam ser utilizados na sua totalidade e o aproveitamento seja o melhor possível.
Para acesso através do celular será necessário baixar o aplicativo ZOOM.
O Suporte Digital do Neca abrirá a sala com 30 minutos de antecedência, liberará os acessos e ficará disponível durante toda a aula, auxiliando alunos e professores nas atividades propostas e eventuais dificuldades.
Professora responsável:
Neusa Francisca de Jesus | |
---|---|
![]() |
Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC /SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Foi professora da UNIAN – Universidade Anhanguera de São Paulo no Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei. Membro da equipe técnica do Programa Saúde do Adolescente e da Comissão Científica do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde/SP. Presta consultoria e assessoria a programas e projetos no campo das Políticas para a Infância, Adolescência e Juventude. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI)-PUC/SP. |
Justificativa:
A execução de medidas socioeducativas envolve compromissos institucionais, das equipes técnicas, das instituições e políticas tendo em vista a obrigação legal do cumprimento das medidas. Trata-se de tarefa complexa em cujo eixo central está o atendimento individual objetivado na elaboração e acompanhamento do PIA a partir do marco regulatório e das referências técnicas que contribuem para a qualificação do atendimento. As competências e compromissos na construção do PIA se conectam com o processo judicial de execução das medidas socioeducativas e com o projeto de vida do adolescente. A participação e envolvimento do adolescente e da família na elaboração e acompanhamento do PIA são desafios constantes das equipes que requerem maior reflexão e insumos técnicos. A elaboração do PIA exige ainda praticar a interdisciplinaridade e a intersetorialidade na perspectiva da proteção integral do adolescente.
Objetivos:
- Favorecer a compreensão do contexto legal que embasa a elaboração dos planos individualizados e sua repercussão nas práticas profissionais cotidianas.
- Oferecer subsídios teórico metodológicos para a elaboração do Plano Individual de Atendimento com a participação ativa do adolescente e a vinculação com seu projeto de vida.
- Formular novas estratégias pedagógicas para a elaboração do PIA e do Projeto de Vida, dando maior concretude ao processo de cumprimento das medidas socioeducativas pelo/a adolescente.
- Esquematizar novas ações de caráter intersetorial e sociocomunitários para a efetivação do PIA e o alcance do atendimento integral dos/as adolescentes.
- Definir novas estratégias de articulação do serviço junto à rede e demais atores do SGD, buscando maior efetividade nessa relação com vistas à efetivação dos seus direitos.
Público alvo:
Agentes públicos (gestores e técnicos) das Prefeituras; – Profissionais da área da Assistência Social, especialmente dos CREAS; – Integrantes da Comissão Municipal do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (SIMASE); – Gestores, orientadores, educadores sociais e técnicos que atuam em serviços de medidas socioeducativas em meio aberto; – Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e – Integrantes do Sistema de Justiça.
Metodologia:
- Exposição dialogada.
- Discussão de casos práticos e de material de apoio complementar.
- Apresentação de vídeos.
- Dinâmicas de grupo e exercícios individuais e coletivos.
- Construção de parâmetros para a elaboração do PIA e do Projeto de Vida.
Conteúdo Programático:
- Atenção Individualizada: escuta e presença.
- PIA- desafios e alternativas.
- Orientações e bases legais na elaboração do PIA.
- Projeto de Vida no contexto do Plano Individual de Atendimento.
- Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas: planos e incertezas
- Parâmetros para analisar e construir com o adolescente um Plano de Atendimento.
- Uma dimensão avaliativa interdisciplinar.
Investimento
-Valor por inscrição: R$324,00(trezentos e vinte e quatro reais)
-Valor para inscrição de 3 ou mais técnicos da mesma instituição/município: R$297,00 (duzentos e noventa e sete reais/inscrição).
Certificação
– O Certificado Digital será encaminhado por e-mail, no prazo de 5 dias úteis, após o término de cada oficina.
– É proibida a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia eletrônica.
- Este curso pode ser oferecido exclusivamente para seu município.
- Outros cursos poderão ser elaborados de acordo com a sua demanda.
- A realização de cada curso está condicionada a um número mínimo de matriculados.
- Outras informações através do email: cursos2023@neca.org.br
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO.