Assistência Social de Cubatão (SP) lança Programa Apadrinhamento Afetivo

o
O Programa Apadrinhamento Afetivo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cubatão com o apoio e cooperação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A cerimônia de lançamento do Programa, ocorrida na quarta-feira (24/05/23), contou com a participação de autoridades do município de Cubatão e sociedade civil
A professora Patricia Kelly Ferreira, do Neca (Associação de Pesquisadores da Área da Criança e do Adolescente), palestrou sobre a importância do Programa para crianças e adolescentes do serviço de acolhimento institucional. A iniciativa teve início em 2015, com a primeira formação do Neca sobre o tema no município, e depois com a turma formada em 2019, já com Patrícia e Alice Bittencourt (in memoriam).
Segundo Patricia Kelly, o apadrinhamento afetivo é uma prática de garantia de direito, prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069), de apoio afetivo e oportunidade de convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento, sem possibilidades de reintegração familiar ou com baixa chance de inserção em família substituta.
“O ‘Apadrinhamento’ não é uma boa obra, não é uma gentileza: trata-se de um compromisso com aquele ser humano em formação. O padrinho ou madrinha torna-se uma referência para aquela pequena pessoa que está acolhida institucionalmente.
A colaboração pode vir de diversas maneiras, mas é preciso ficar cristalino que o que pesa nesta ação de apadrinhar é a responsabilidade com uma outra vida e que isso pode mudar o futuro da criança acolhida”, afirmou Patrícia Kelly.
Fotos: Gerson Guimarães
o


#Neca #criança #adolescente #pesquisa #formação #assessoria #cursos #acolhimentoafetivo
Siga o Neca nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/necasp/
Instagram: https://www.instagram.com/neca.sp/
Youtube: https://www.youtube.com/c/TVNECA
Site: http://www.neca.org.br/